Skate
Garoto andando de skateNo início da década de 60, os surfistas da Califórnia queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, para os dias de pouca onda. Inicialmente, o novo esporte foi chamado de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou bastante conhecido uma década depois.
Em 1973, o americano Frank Naswortly inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar em torno de 2,5 quilos.
Na década de 80, um dos revolucionários do skate street e freestyle foi Rodney Mullen. Mullen desenvolveu várias manobras como ollie, flip, heelflip, kickflip, casper, darkslide, primo, himo, varialflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc. Grande parte das manobras existentes atualmente são derivadas destas manobras. Rodney Mullen foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor do mundo.
A primeira pista de skate da América Latina foi construída na cidade de Nova Iguaçu (Estado do Rio de Janeiro).
O Brasil está entre os melhores no que diz respeito ao skate. Cidades como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, entre muitas outras, são berço de inúmeros skatistas.
Existe um filme que conta um pouco da história do surgimento do skate, chamado "Reis de Dogtown".
Partes do Skate
Shape
É a prancha de madeira que serve como base para as manobras. Composto por madeira leve e resistente (Mapple por exemplo) disposto em folhas. Existem hoje vários tipos, com pouco ou muita inclinação, ou com pouca ou muita largura, podendo escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de manobras e estilo!
Nose
A parte da frente do shape. Depois do truck dianteiro. O oposto de tail.
Tail
É a parte de trás do shape.
Trucks
São os eixos do skate a parte de metal.
Base
Parte dos trucks que ficam parafusadas ao shape. Na base está fixado o eixo, que tem movimento e segura as rodas.
Rodas
São feitas geralmente de Poliuretano ou de Uretano. Possuem duas cavidades, uma de cada lado, onde são dispostos os rolamentos (de medida 608). Variam muito quanto ao tamanho. Eram utilizadas rodas mais macias e maiores nas décadas de 70 e 80. Na década de 90, com o "boom" do street skate, elas diminuíram de tamanho, chegando a medir somente 45 mm. E também se tornaram mais duras. Atualmente estão num estágio intermediário, com tamanhos que variam entre 50 e 60 mm, e dureza entre 97 a 103 a.
Rolamento
Permitem as rodas girarem livremente e portanto o deslize do skate no solo. São confeccionados de ligas de aço e possuem diversas marcas. Existe uma classificação ABEC, que classifica o rolamento quanto a sua precisão nas dimensões. Uma espécie de certificação de engenharia. Portanto essa certificação ABEC por si própria não classifica os rolamentos quanto os quesitos durabilidade e velocidade. Essas características dependem da qualidade dos componentes, como esferas, gaiolas, lubrificação etc. É perfeitamente possível que um rolamento ABEC 3 de determinada marca corra e dure mais que um ABEC 7 de outra marca por exemplo. Existem também rolamentos sem certificação ABEC porém de marcas conceituadas, como os da "Bones".
Parafusos
Responsáveis por fixar os trucks ao shape. São quatro em cada truck, somando um total de oito parafusos.
Lixa
Fica aderia à superfície do shape, fazendo com que aumente o atrito entre o calçado e o shape do skate, possibilitando assim a execução de manobras e impedindo que o calçado deslize involuntariamente sobre o shape. Na maioria das vezes é feito em aço, por ter como caracteristica sua resistencia.
Modalidades
Vertical
A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamado de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto.
Street skate
No skate de rua (street skate), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade, por exemplo bancos, escadas e corrimãos (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar.
Em campeonatos dessa modalidade o skatista tem em média um minuto para se apresentar em uma área de competição que geralmente imita elementos da arquitetura das cidades.
O street skate de alto nível de dificuldade acontece principalmente nas ruas, sem envolver nenhuma competição. Esse tipo de skate pode ser visto em revistas e vídeos especializados.
FreeStyle
Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em sequência, geralmente no chão. Cada skatista efetua suas comibações em um tempo pré-estipulado. Foi o ponta pé do skate moderno. Hoje esta modalidade está praticamente extinta, mas está voltando aos poucos.
Down Hill
Descidas e ladeiras são os palcos para os skatistas que praticam o downhill. Sempre equipados de capacete e equipamentos de segurança o skatista desce ladeiras íngrimes. Existem ladeiras em que os atletas atingem mais de 110 km/h, onde equipamentos como macacão e luvas de couro, capacete fechado são indispensáveis.
Manobras
Ollie
Pise com força no Tail e chute com o pé da frente em direção ao nose, saltando ao mesmo tempo, para fazer o skate saltar, isso é a base para quase todas as manobras importantes lembrando esse "chute" tende a ser suave para melhor alinhamento do skate no alto.
Flip
Manobra onde o atleta após realizar o movimento do ollie com o pé de trás, arrasta o pé da frente para o lado e para a frente, simultaneamente, diagonalmente, fazendo com que o skate gire no seu eixo longitudinal e retorne a posição original.
HeelFlip
É como um flip, com a diferença de que é chutado com o calcanhar do pé da frente. Você chuta com o pé da frente para a esquerda dando empulso para baixo,ele vai girar 360º para baixo e é só cair em cima dele.
Pop Shove-it
Pressiona-se o tail do skate para trás, fazendo com que o shape gire 180º paralelo ao chão.
[editar]
Varial Flip
Semelhante ao Shove-it, mas além de girar 180º rente ao chão, o skate gira um flip junto.
360 flip
Manobra que associa um por shove-it 360° com um flip. Bate-se o pé de trás arrastando-o para trás, ao mesmo tempo em que chuta-se o flip com o pé da frente. Relizando uma manobra composta.
Hardflip
Um shove-it para trás(o contrário do pop shove-it), junto de um flip.Dá a impressão de um meio flip com o skate dando uma volta. chute o pe de tras in direçao da mao da frente
Inward Heelflip
Um popshovit com um heelflip(modo inverso ao hardflip).Dá a mesma impressão do hardflip, porém invertida.
Boardslide
O skate desliza sobre a borda com a parte de baixo do shape. Para isso, deve-se projetar o nose para encaixar o meio do shape.
Lipslide
Semelhante ao Boardslide, porém ao invés de projetar o nose para encaixar o meio do shape, joga-se o tail, encaixando o meio do shape.
Darkslide
Semelhante ao rockslide, mas quando executada, chuta-se a metade de flip, deslizando com o meio da lixa sobre o trilho ou cano.
50-50(Fifty-Fifty)
O skate desliza sobre os dois trucks sobre a borda.
5-0 Grind
O skate desliza sobre o truck de trás sobre a borda sem encostar o tail sobre a mesma.
Nosegrind
Semelhante ao 5-0 Grind, mas desliza-se sobre o truck dianteiro.
Crooked
O skate desliza sobre o truck dianteiro inclinado mais ou menos 45º para fora da borda.
Noseslide
O skate desliza o nose perpendicularmente à borda.
Tailslide
Semelhante ao noseslide porém desliza-se com o tail.
Manual ou Tailwhelie
Sobre o chão, o skater equilibra-se sobre o truck traseiro sem encostar o tail no chão.
Nosemanual ou Nosewhellie
Sobre o chão, o skater equilibra-se sobre o truck da frente sem encostar o nose no chão.
Pogo
Consiste em deixar o skate quase na vertical com o skatista em cima. O skate toca o chão apenas com a ponta do tail ou do nose e o skatista segura o outro extremo com a mão, enquanto se apóia com o pé sobre o truck que está mais embaixo. A mão puxa o skate para equilibra-lo com o peso do skatista.
Pogo No-Handed
Similar ao Pogo, mas sem usar a mão. Ao invés de segurar o extremo que está no alto com a mão, usa-se o pé que não está apoiado no truck. O peito do pé fica em contato com a lixa, puxando o skate em direção ao skatista, cumprindo a mesma função que a mão cumpria.
Switch Stance
É uma variação de base, o pé utilizado para chutar as manobras passa a bate-lás com o pé no tail. Sendo assim se você usa o pé esquerdo no tail vai passar a utilizar o pé direito e assim vice-versa. Executa-se qualquer manobra sobre essa base. Por exemplo.: Switch Stance ollie,Switch Stance Flip,Switch Stance Heelflip,Switch Stance Crooked.
Fakie
Manobras realizadas com o skate movendo no sentido contrário ou simplesmente terminar uma manobra andando no sentido oposto. Manobras de fakie são diferentes das manobras de switch stance pois nesta é como se você tivesse vendo o skatista andando através de um espelho. Exemplos: fakie ollie, fakie kickflip e rock to fakie.
Nollie
O pé que é utilizado para chutar as manobras, passa a pisar no nose e assim batendo as manobras com o pé trocado.Exemplos:nollie flip, nollie fs 180, nollie bs 180, etc.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home